ENCONTROS AUDIOVISUAIS

alfaiataria_ptiching_02

Sábado, 14 de março de 2015.

Era final da tarde, quando nos aproximamos da Casa de Teatro, local de ensino e incentivo a atividades culturais situado perto da zona central de Porto Alegre, capital gaúcha. Nosso interesse? As apresentações dos projetos desenvolvidos na Alfaiataria Itinerante, projeto realizado pela produtora de roteiros Coelho Voador.

A Alfaiataria é um projeto reconhecido em Porto Alegre que, em seu começo, focou no desenvolvimento de roteiros de longa metragem e agora, visa a criação de séries para televisão. Financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura RS, o projeto abrangeu 07 cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria.

Foram exatas 200 inscrições e 40 pessoas selecionadas, divididas em 8 grupos com o objetivo de produção coletiva. O resultado foi a criação de 8 projetos de séries de ficção para televisão. E agora, era o hora destes roteiristas apresentarem os seus projetos a uma banca formada por especialistas do mercado audiovisual: Giba Assis Brasil, sócio da Casa de Cinema; Luciana Tomasi, sócia da Prana Filmes; Débora Palhares, do canal Prime Box Brazil e Davi Oliveira sócio da Lockheart Filmes.

O primeiro projeto da noite era de uma turma de roteiristas da cidade de Passo Fundo, que trazia o projeto O retorno, um thriller que mistura paranormal, OVNI’s e Nazistas! É parece louco, mas a proposta é bem interessante. O segundo projeto era de um grupo que veio de longe, mais precisamente da cidade de Pelotas. Os roteiristas traziam consigo o projeto Amigas de quinta, uma série voltada  para um público alvo diferente, as mulheres de 60 anos. No mínimo interessante.

O terceiro projeto era do primeiro grupo e Porto Alegre, que trazia para a apresentação o projeto A fonte, uma série que pretende abordar o dilema da vida eterna. Temática instigadora. O quarto projeto veio do centro do Estado, da cidade de Santa Maria. Com nome de Herança, o projeto pretende nos levar para a cidade fictícia de Sete Estrelas em uma série que une drama, suspense e realismo fantástico.

O quinto projeto, Fazendo a festa, é um sitcom criado pelo segundo grupo de roteirista formado na cidade de Porto Alegre e pretende ser uma série sobre o politicamente incorreto. O sexto projeto vem da cidade de Bagé,  chamado Faixa de fronteira. É um thriller policial que pretende focar suas ações na fronteira entre Brasil e Uruguai. O último projeto da noite, de Caxias do Sul, se chama Cães de guarda e tem uma das ideias mais inovadoras do grupo: ilustrar a rotina de uma equipe de quatro seguranças de um carro forte.

Completa esta lista o projeto Planeta Vênus, da cidade de Alegrete, mas que não pode participar do evento. Projetos fortes, muito diferentes entre si, mas que mostram o potencial de novos roteiristas prontos para colocarem suas ideias nas telinhas. Outra constatação que conseguimos fazer durante o evento foi a de que todos os projetos a investiram na criação de séries de “gênero”. Algo muito em voga na televisão norte-americana, mas que aqui no Brasil ainda caminha em pequenos passos.

A Colateral Filmes vem, através deste post, parabenizar a Coelho Voador por esta iniciativa. Tivemos a oportunidade de conhecer diversos projetos interessantes, muitos deles ainda sem produtoras, e que tem boas chances de ganharem vida nas telinhas. Por isso, fizemos este post com um resumo do que vimos por lá. Ficou interessado? Entre em contato com a Coelho Voador e confira mais detalhes de cada um dos projetos. Nós já escolhemos os nossos e você? Espere novas notícias em breve…

Anúncios

Um pensamento sobre “ENCONTROS AUDIOVISUAIS

  1. Excelente.
    Foi ótimo mesmo. Tentamos – grupo O Retorno, qual faço parte – fazer da melhor forma possível a apresentação, não obstante os problemas e dilemas visíveis.
    Que venham novas oportunidade
    Grande abraço no coração
    Leon Nunes
    Escritor Palestrante Roteirista – Passo Fundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s