Diário de produção: clipe “Sorrisos impossíveis” – Pt. 3

SandaliasDia03

Terça-feira, 01 de outubro de 2013.

Chegava ao fim mais um dia de gravação para a equipe da Colateral Filmes. O trabalho em questão vinha sofrendo diversos atraso, pois precisava de uma ajudinha de São Pedro para acontecer. Quando realizamos gravações em externas, ou  seja, na rua sem nenhum lugar para se proteger de possíveis chuvas e ainda precisando de um sol forte para iluminar seu elenco, isso pode acontecer e acontece.

Após um chove, não chove. Agora chove, mas cadê a chuva? Ok, vamos gravar então, aí chove! A equipe foi mais uma vez a rua com o objetivo de concluir as gravações do videoclipe SORRISOS IMPOSSÍVEIS da banda Sandálias. Como já colocamos nos post’s anteriores, este clipe segue como referência o filme Irreversível, do cineasta Gaspar Noé. Aqui contamos a história de uma menina que vê o seu triângulo amoroso ser destruído quando… o resto você tem que assistir ao clipe para saber.

Mas vamos as gravações, que é o que importa neste texto. Eram oito horas da manhã, quando a equipe liderada pelo diretor e produtor Eduardo Christofoli chegava na primeira locação do dia, a casa do baixista da banda Pedro Pares. Nosso cenário era o banheiro da casa, onde a personagem tem a grande revelação do clipe que muda a sua história. Câmera em posição, “ação!”, grita o diretor e logo começam as instruções para a atriz Lesiane Morato. Se você, algum dia tiver a oportunidade de assistir a uma gravação de videoclipe, não perca essa chance. Você vai ver que é um barato, pois o diretor e equipe parecem uns loucos conversando entre si e falando alto, parecendo muitos vezes até desconcentrados, mas tudo isso faz parte do processo criativo. Confie em mim. Eu sei o que estou dizendo.

Mais uma posição de câmera, mais um ação e as tomadas vão sendo realizadas uma a uma. Após alguns planos o diretor avisa a sua equipe que eles tem a cena e é hora do almoço, com certeza a melhor parte do dia. Barrigas alimentadas, é hora de voltar ao trabalho e se deslocar, novamente, para os Jardins da Estação Moinhos, no bairro Moinhos de Vento da capital gaúcha.

Chegando por lá, enquanto a equipe se instala é hora de re-passar os planos a serem realizados. Definida a lente a ser usada, é hora de colocar a câmera Canon 5D Mark III no GlideCam, um equipamento que serve para estabilizar a câmera na realização de sequência em movimento com câmera na mão. Após alguns testes, começam as gravações. Alguns takes depois e é hora de mudar de plano. O nosso cenário também ajuda. Um lindo arco rodeado de flores, que cobre boa parte da extensão de uma pequena estrada de concreto (o cenário é tão bacana que é a nossa foto deste post). Dois planos depois, o diretor mais uma vez encerra outra etapa da gravação, que contou com a participação de Pedro Espinosa, batera da Sandálias.

Enquanto esperávamos o nosso “astro” da banda o vocalista-guitarrista, produtor do clipe e ator Thiago Tabajara para gravar a sua participação, era hora de re-fazer alguns planos de nossa querida atriz caminhando pelo parque da antiga estação. Interessante notar, que após tantos dias de chuva – como comentamos no início do post, choveu muito nas últimas semanas em Porto Alegre – diversas equipes estavam disputando um lugar de sol nos Jardins do parque Moinhos naquela tarde. Cada uma buscando o seu espaço, tentando realizar o seu trabalho com a melhor paisagem possível. Caminhadas para lá, caminhadas para cá e logo surge “corta! Temos”.

Após a chegada do vocalista, mestre Taba, era hora de concluir aquele trabalho com um último plano. Com a luz do sol contra a nossa equipe, já que o sol estava se pondo muito rápido – principalmente com diversos prédios rodeando a estação – a equipe escolhe um local, prepara a câmera e… precisa mudar de local, pois o sol já tinha ido embora, enquanto eles se preparavam. Mais uma olhada, nova definição de cenário, prepara câmera, “ação!” e sai o último “corta!”. Era um fim de mais um dia de gravação. Agora, é hora de colocar o “bolo” no forno e esperar o lançamento.

Curiosos? Então, é acompanharem as novidades deste e outros aqui no blog. Tchau, tchau!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s