Videoclipe “Tugboat”

ClipLautmusik_01

Sábado, dia 27 de julho de 2013 – 6h30.

O dia estava amanhecendo quando a equipe de gravação formada pelas produtoras Baxada Nacional e Colateral Filmes chegavam ao cais da Av. Mauá para montar o acampamento do seu segundo trabalho juntas. É importante ressaltar que foi o pessoal da Baxada que cedeu a locação para a realização do clipe “Tolerância”, além de terem assumido toda a pós-produção do vídeo. Agora a missão era a produção do videoclipe TUGBOAT, da banda Lautmusik.

A locação escolhida foi o rebocador Plácido de Castro, que está ancorado na beira do Guaíba, rio que banha a cidade de Porto Alegre. A nossa missão era gravar os cinco componentes da banda em diversas partes do navio e do cais. Comandando a função estava o diretor Filipe Barros, já parceiro de alguns trabalhos anteriores aqui da Colateral Filmes e sócio da Baxada Nacional. Munido do seu braço direito, o diretor de fotografia Eduardo Rosa, rapidamente se planejou a primeiro tomada e a, digamos, primeira vítima da banda: o guitarrista Murilo Biff. O cenário? Uma imensa estrutura metálica do cais.

Alguns planos depois e a equipe entra dentro do barco e prepara a parte mais barulhenta da gravação. Chegava a hora da gravação da bateria regida por Rodrigo Prati. O local? Sala de maquinas do rebocador. Protetores de ouvidos protegendo os tímpanos mais sensíveis, luzes colocadas e afinadas, o diretor dá o ação para câmera e manda soltar o playback.

Mais alguns planos depois e há uma nova troca de cenário. O escolhido da vez é o guitarrista Cássio Forti, que teve a sua participação gravada no corredor do barco. Enquanto as gravações se desenrolavam a equipe de produção preparava o almoço da galera! Ao final de mais alguns planos, pausa para a refeição.

Depois de alimentarem suas barrigas, nossa equipe parte, novamente, para dentro do rebocador. O cenário utilizado agora é o da oficina do barco. Lá em baixo o baixista Guilherme Nunes faz sua participação no clipe. Mais alguns planos e o diretor dá por encerrado esta quarta etapa das gravações.

Para finalizar, é hora de gravar a vocalista da Lautmusik: Alessandra Lehmen. O cenário é o convés do barco. Maquiagem pronta, trilhos do travelling posicionados, câmera, playback e ação. As notas da canção Tugboat são ouvidas mais uma vez e a cantora e letrista da banda mostra porque essa galera é regida por uma “frontgirl“. Planos captados, o diretor Filipe Nunes dá por encerrado as gravações. Hora de recolher o material. Colocar todo mundo na van e ir para casa satisfeito!

Ficou curioso com as descrições dos cenários? Então não deixe de acompanhar o lançamento do clipe agora no próximo dia 14 de agosto no bar ocidente e aqui no blog!

ClipLautmusik_02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s