MAPA AUDIOVISUAL

 

O mercado audiovisual gaúcho está em movimento. Isso se deve a diversas ações de fomento realizadas nos últimos anos. A realização dos projetos contemplados no edital “Rio Grande do Sul – Pólo Audiovisual – Pro-Cultura RS FAC”, somam-se ao lançamento de dez longas metragens gaúchos – incentivos do “Prêmio IECINE de Finalização de longas-metragens” – , a continuidade do programa Histórias Curtas da RBS TV e o lançamento do novo edital “Prêmio IECINE de curta metragem” dentro do FAC das Artes, movimentam um mercado que parecia adormecido.

De forma a ampliar as suas ações e conhecer quem faz audiovisual no Estado, o IECINE (Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul) lançou nas últimas semanas O Mapeamento dos Produtores Audiovisuais do Rio Grande do Sul – MAPA AUDIOVISUAL/RS. Segundo o diretor do IECINE, Luiz Alberto Cassol “trata-se de um primeiro passo no sentido de construir um cadastro completo e atualizado dos produtores de conteúdo audiovisual do Estado.”.

Com o objetivo de realizar um levantamento das produtoras audiovisuais localizadas nas terras gaúchas, obtendo informações sobre sua estrutura, volume e tipo de produção, foram contatadas 204 empresas. Após uma primeira análise, o Instituto identificou 198 delas como produtoras de conteúdo audiovisual, sendo que destas, 39 responderam a pesquisa.

Segundo a pesquisa, 92% das produtoras estão localizadas em Porto Alegre, sendo que 67% dos produtores iniciaram sua atividade entre 2001 e 2010. Foi possível observar, também, que a maior parte dos realizadores gaúchos participantes da pesquisa realizam curtas-metragens e vídeos institucionais, e um grupo menor realiza trabalhos para televisão.

O que podemos concluir, da leitura deste estudo, é que o mercado gaúcho está aquecido. Antigas e novas produtoras disputam um mercado em transição. Se por um lado isto possibilita uma maior diversidade de conteúdos, por outro resulta em uma acirrada competitividade entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Ninguém quer ficar sem uma fatia do mercado. O efeito disso, o público que nos dirá.

Quer conferir a pesquisa completa? Acesse: http://iecine.wordpress.com/mapeamento-dos-produtores-audiovisuais-do-rs/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s